SUGESTÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DE CONFIABILIDADE EM INDÚSTRIA QUÍMICA ALIMENTÍCIA: A FALHA NÃO É UMA OPÇÃO

Autores

  • Sergio de O Hessel, Centro Universitário Facens
  • Rodrigo Sacchetti Centro Universitário Facens
  • Tiago Magalhães De Freitas Centro Universitário Facens
  • Marcelo José Simonetti Centro Universitário Facens

DOI:

https://doi.org/10.56509/joins.2022.v2.108

Palavras-chave:

Gerenciamento. Confiabilidade. Recursos.

Resumo

Atualmente estamos vivenciando cenários de incertezas e circunstâncias adventícias onde as empresas precisam se tornar mais eficientes e dinâmicas para serem mais competitivas e poder atender às diferentes demandas do mercado, mas simultaneamente serem também mais sustentáveis para evitar desperdícios. Assim, o conhecimento do processo e gerenciamento de manutenção é imprescindível, mas que nem sempre estão disponíveis nessas empresas. A falta de abordagem e de um sistema de confiabilidade representa risco operacional, risco de segurança e perda de produção para a empresa, diante disso, faz-se necessário um processo produtivo eficiente e com poucas falhas e quebras dos equipamentos críticos, justificando e potencializando o melhor uso dos recursos para o atingimento das metas e estratégias dessas empresas. Pois bem, através de pesquisa bibliográfica e estudo envolvendo dados de falhas desses equipamentos bem como utilização de ferramentas para análises quantitativas isso é possível. O entendimento é bem claro: se os recursos fossem ilimitados não haveria a necessidade de termos um sistema de produção confiável nem qualquer gestão sobre os equipamentos críticos.

Referências

BRAIDOTTI JR., J. W. A falha não é uma opção: aprenda como entender, tratar e eliminar definitivamente a ocorrência de uma falha funcional. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016.

KARDEC, A.; NASCIF, J.; BARONI, T.. Gestão estratégica e técnicas preditivas. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2002.

LAFRAIA, J. R. B. Manual de confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark: Petrobras, 2001.

LEEMIS, E.E. Introduction to reliabity engineering. Nova York: John Wiley, 1996.

PEREIRA, M. J. Engenharia de manutenção: teoria e prática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

ROSA, E. da. Análise da resistência mecânica: mecânica da Fratura e Fadiga. UFSC. 2002.

SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da produção. São Paulo: Átlas. 2008.

VENANZI, D.; SILVA, O. R. da. Introdução à engenharia de produção: conceitos e casos práticos. Rio de Janeiro: LTC. 2016.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

HESSEL, , S. de O.; SACCHETTI, R.; DE FREITAS, T. M.; SIMONETTI, M. J. SUGESTÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DE CONFIABILIDADE EM INDÚSTRIA QUÍMICA ALIMENTÍCIA: A FALHA NÃO É UMA OPÇÃO. Journal of Innovation and Science: research and application, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 8 p., 2022. DOI: 10.56509/joins.2022.v2.108. Disponível em: https://joins.emnuvens.com.br/joins/article/view/108. Acesso em: 26 set. 2025.